NYTimes: Meu Deus, somos maus agora!


O NYTIMES fez uma matéria falando sobre os famosos que começaram suas carreiras desde pequenos e estão nos tablóides até hoje, não importando o jeito que eles são mencionados, e eles citaram a Selena. Confira a matéria traduzida e adaptada pela nossa equipe logo abaixo:


Em uma noite escaldante na Flórida quatro garotas de biquíni se sentam em frente a um restaurante, bebem e fumam e cantam o single de 1998 de Britney Spears “…Baby One More Time” e música tema para femmes fatales aspirantes em todo lugar.
Por esta cena em “Spring Breakers”, conto neon brilhante de Harmony Korine sobre o tédio suburbano via violência sexual, a sorte foi lançada. As quatro jovens – Faith (Selena Gomez), Candy (Vanessa Hudgens), Brit (Ashley Benson), Cotty (Rachel Korine) – fizeram esse Spring Break por menos do que legítimos meios, e suas más decisões estão começando a se amontoar. A canção é uma pausa momentânea, uma lembrança de tempos mais puros. Ela provavelmente veio quando os personagens eram cerca de 5. Mas também é a trilha sonora de uma queda que vem: Britney Spears foi o auge por muito tempo.
“Spring Breakers”, que será lançado nesta sexta-feira, se destaca por sua descrição fria de um submundo das drogas abastecidas – mas realmente pela oportunidade tomada pelas ex-estrelas do Disney Channel, Ms. Gomez e Ms. Hudgens usar esta plataforma para mostrar a sua inocência dissolvida, apenas alguns anos removidos dos picos do seu estrelato de infância.
Depois de “Spring Breakers”, não haverá mais volta para as duas, nem qualquer confusão sobre como elas gostariam de ser percebidas – não apenas como atrizes sérias capazes de mais, muito mais, mas como rebeldes atuando e perdendo suas imagens.
“Spring Breakers” pode ir para baixo como o ponto de viragem na evolução do ídolo adolescente caído, um arquétipo* para os nossos tempos. Em gerações passadas, havia geralmente um arco narrativo muito tempo antes desde a chegada à fama, ao escândalo de rebaixamento à desgraça. Agora, esses são todos os estados praticamente contemporâneos de ser. O caído ídolo adolescente encarna a potencial e decepção de uma vez só.
Apreciar o ídolo teen caído requer a combinação de idolatria e schadenfreude** que é o ultra do moderno fandom. Ela exige consumir a ascensão e a destruição em conjunto, ou, no mínimo, abraçando a subida com o conhecimento de que a destruição é provavelmente inevitável. Significa saber que você vai deixar de ser estabelecida, ou aceitar que a decepção faz parte da diversão.
Isso porque o consumo de cultura pop tem aumentado em velocidade, e também na densidade, isso agora tem multiplicidades. “Behind the Music” e Us Weekly e Just Jared tornaram-se como caminhos válidos, para a fama como papéis em programas de TV e em filmes. Estrelas em ascensão são dissecados de forma rápida, enquanto eles estão subindo, o resultado é que eles quase nunca tem um momento de glória sem restrições.
Estrelas infantis são imunes a este destino, pelo menos por um tempo. Mas uma vez que eles envelhecem, a transição pode ser rápida – a necessidade da estrela para recuperar a independência juntamente com apetite insaciável do público por informações, muitas vezes leva a uma rápida derrubada de imagem. Não é uma coincidência que este processo se intensificou e se tornou mais rápido, com a ascensão do indivíduo orientado pelas mídias sociais. Quanto mais essas celebridades está no controle de sua própria apresentação, mais erros eles geralmente fazem, e mais rápido. E mais frequentemente do que não é por design. As estrelas querem mostrar que eles são pessoas, não robôs, e os fãs cada vez mais experientes, que compreendem as várias camadas que as celebridades navegam ao mesmo tempo, ficam animados sobre estes sinais sociais, tanto quanto a arte ou a música que as estrelas fazem.
Para a Sra. Hudgens, 24, sua queda da graça começou alguns anos antes de “Spring Breakers”, em 2007, quando uma foto dela nua vazou na internet, quando ela ainda estava no auge de sua fama por “High School Musical”. Mais fotos vazaram em 2009. Sua vida privada estava ameaçando interferir com a sua vida pública.
Não é uma surpresa, então, que ela usa “Spring Breakers” de uma forma mais agressiva do que a Sra. Gomez, 20 anos, que manteve sua aparência de serenidade e foco, mesmo quando está sendo ligada a uma série de namorados celebridades, incluindo Nick Jonas , Taylor Lautner e, mais recentemente, Justin Bieber.
“Spring Breakers” acaba por ser uma alegoria sobre os caminhos divergentes que suas carreiras tomaram. Candy, Sra. Hudgens, é o jogo, o que significa sexo e violência em grandes doses desajeitadas. Faith, Ms. Gomez, congela-se em reação aos avanços de Alien, o curiosamente vestido revendedor rapper de drogas performado cruamente por James Franco. Os tênis nunca ficam sujo. Ms. Gomez tem sido cuidadosa com sua fama, é por isso que um rumor estabelecido de “Spring Breakers” que ela traiu o Sr. Bieber com o rapper Gucci Mane, que também estrela o filme, foi recebida com choque.
De alguma maneira, Ms. Gomez está vivendo em seu passado. Ms. Hudgens define o dela em chamas, e que é a solução moderna. É também uma maneira mais fiável para a frente, porque isso indica a complexidade e evolução. Isso explica porque algumas pessoas têm dificuldade de enraizamento para, digamos, Taylor Swift, porque não há manchas. Ela é uma resistente, e que faz desfrutar dela um tipo antiquado de fandom. É também por isso a fama de Justin Timberlake tem sido monocromática. Ele perseguiu o sucesso, e nunca se permitiu deixar publicamente. Ser grande era aparentemente mais importante do que ser interessante.
Mas a recente safra de pós-adolescentes estrelas está irregularmente a transição para a idade adulta, deixando o brilho da perfeição no passado. Não é só a Sra. Hudgens e Sra. Gomez que estão implementando uma política de terra arrasada. Pegue o namorado/ex-namorado da Ms. Gomez, Sr. Bieber, 19, que só parece ficar mais famoso a cada transgressão. Nos últimos meses, ele está compartilhado fotos de álcool via Instagram, foi fotografado supostamente fumando maconha e postou fotos de si mesmo, sem camisa novamente no Instagram, em que você não pode ajudar, mas lido como um ataque de rebeldia. (Essa última parte lembra a famosa capa da Rolling Stone nu de David Cassidy, que data de quando esse “Partridge Family” galã estava tentando livrar sua imagem menino bom.)
Em teoria, o Sr. Bieber pode levar seus fãs jovens, principalmente do sexo feminino, com ele à medida que envelhece em uma fase nova de carreira, então talvez esta seja uma boa comercialização. O que uma adolescente quer em uma estrela pop é diferente do que o que uma criança quer. Mas o aumento da frequência com que o Sr. Bieber têm atraído escândalos recentemente indica que ele pode secretamente não querer participar de qualquer uma delas. Seu ato de alta fio está se tornando mais tênue.
Em contraste observe as façanhas recentes de não-carreira de Miley Cyrus, no final da série da série do Disney Channel, “Hannah Montana”, e, mais recentemente, de não muito em tudo, em relação ao trabalho. Ela pode ser o ideal platônico do ídolo adolescente caído, cuja descendência não é apenas mais fascinante do que a subida, mas também é mais criativo. Cyrus, 20, não tem sido uma força na música ou TV ultimamente, mas sua fama aumentou, no entanto, graças a algumas escolhas de vida muito visíveis: cortar a maior parte de seu cabelo e pintando o que sobrou de loiro, sair com rappers, posando para a capa da Cosmopolitan com uma roupa reveladora.
Nenhuma dessas escolhas são tão extremas como “Spring Breakers”, mas no conjunto, eles sugerem uma jovem de controle do volante, planejando uma descida controlada das alturas do estrelato dev criança a um apelo adulto mais sutil. Cyrus tem aprendido com os erros também. Sua primeira transgressão foi aprovada por pais, aparecendo em Vanity Fair vestida apenas parcialmente em 2008. (Seu pai é o astro da música country Billy Ray Cyrus.) Em 2010 ela foi filmada fumando sálvia em um bong e foi forçada a pedir desculpas publicamente. Mas agora suas controvérsias, na medida em que elas são controvérsias em tudo, tem um frisson exuberante a eles. Onde a Sra. Hudgens e Sra. Gomez estão tentando escrever novas narrativas para si através de seu trabalho, a Sra. Cyrus está tentando fazê-lo através de sua vida.
Mas isso é um trabalho perigoso e escorregadio. Basta perguntar a Lindsay Lohan, que é tão famosa pelo o que ela jogou fora e da maneira como ela fez isso. Um tablóide e tribunal regular, Lohan, 26 anos, estava na borda frontal da mais recente onda de ídolos teen caídos, mas ela deu o exemplo mais preocupante. Durante anos, ela tem sido uma piada, ainda no acostamento de sua fama no início por “A Parent Trap” e “Meninas Malvadas”, mas muito mais conhecido por sua infinidade de substâncias, ilegais e problemas familiares.
O papel de ídolo teen caído é tão profundo para ela, que ela está começando a ter trabalhos baseados nele. Atuando a ex-estrela infantil Elizabeth Taylor em “Liz & Dick”, pelo menos um pouco sobre sua volatilidade público, e, às vezes, se sentindo como se toda a existência de “The Canyons”, o filme que foi escrito por Bret Easton Ellis, que também estrela o ator pornô James Deen, repousasse sobre sua insegurança pública como ferramenta de marketing de baixo custo.
Lohan é o conto de advertência; estrelas mais jovens que procuram crescer para fora de suas infâncias vivem com medo de se tornar ela, porque ela é um exemplo do que acontece quando o ídolo teen caído não é mais um ídolo. Manter o estado ideal requer tanto se escorregar e se manter na medida, mais ou menos isso. Ver alguém falhar completamente sem esperança de redenção, não é agradável para ninguém.
Esse foi certamente o caso da Sra. Spears, agora com 31, que em seus 20 e poucos anos, exemplificou como a exposição do tablóide poderia corroer ainda a maior estrela pop, especialmente se ela começou jovem e tinha uma base fraca. Ela raspou a cabeça. Ela usou banheiros públicos enquanto não usava sapatos. Ela se casou com um dançarino, Kevin Federline e fez um reality show com ele. Ela foi a primeira estrela pop vítima da era moderna do tablóide.
Como ela diferiu Lohan, foi que ela conseguiu – aos trancos e barrancos – continuar a liberar a música que era, se não totalmente bem recebido, então, pelo menos de forma intermitente popular. Com essa reserva de boa vontade, ela foi capaz de se rastejar lentamente para trás de suas dificuldades para o ponto onde no ano passado ela apareceu no “The X Factor”, na qualidade de julgadora e, de todas as coisas, mentora.
Esta foi uma vitória clara, uma indicação de que ídolo teen caído não precisa ser uma condição permanente. Mas descobriu-se que a Sra. Spears agora sofria de uma apatia impressionante. Talvez ela sempre foi assim – embotamento tende a ser suprimida em estrelas infantis, encoberto com ambições e glitter. Seja qual for o caso, esta versão de Britney Spears, a responsável, não conseguiu manter o interesse, principalmente porque ela tentou apagar todos os traços de seu trauma distante. O que ela não sabia é que havia vibração em seu cabo-de-guerra – sendo uma estrela adolescente caído, lhe permitiu ser complicado, o que lhe deu profundidade arte, que manteve sua relevância. Recuperar-se na íntegra não foi uma recuperação em tudo.

*Arquétipo – é o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo.
**Schadenfreude – um empréstimo linguístico da língua alemã também usado em outras línguas do Ocidente para designar o sentimento de alegria ou satisfação perante o dano ou infortúnio de um terceiro.

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